Como a “presença” do líder promove a genialidade coletiva de uma equipe
A “presença” está em alta e não há como negar os efeitos impactantes da sua falta na liderança.
Ficamos cada dia mais envolvidos com as preocupações da realidade líquida que escorre de nossas mãos, e de forma não consciente, direcionamos o nosso foco de atenção, para além do importante.
Diariamente, ouço relatos de profissionais, cuja energia vital está sendo consumida pelo impacto da falta de presença dos líderes nas organizações.
O resultado disso desta perda de energia aliada ao momento atual, de mudanças rápidas e constantes, gera uma subutilização de talento.
As descontinuidades da realidade convidam o líder a explorar a genialidade coletiva e o que vimos, na maioria das vezes, é exatamente o contrário.
Estamos diante de novos cenários profissionais e ambientes repletos de complexidade, nem tecnologia, nem investimentos robustos sozinhos, poderão suprir as possibilidades que são geradas por times conectados e geridos por líderes presentes.
Líderes que compreendem o VALOR E A FORÇA DA PRESENÇA, que percebem o efeito do seu comportamento nas pessoas e que investem tempo e percepção para estarem “conscientes” das habilidades comportamentais.
Líderes capazes de “enxergar” o que vem depois de um diálogo franco, de um olhar atento, de uma atenção focada e genuína, onde há espaço para reconhecer o que está por trás das palavras, o que se comunica com a expressão corporal e que necessidades humanas estão contidas nestes enredos e inter-relações.
Se você líder, está ocupado demais para ouvir sua equipe e não se permite olhar além das palavras, se considera perda de tempo erguer seus olhos para compreender melhor as pessoas do seu time, pergunte a eles como se sentem. Perceba quão impactante é sentir-se “invisível” e pare para observar seu próprio comportamento.
Permita-se “ver” coisas que nunca viu, observar com olhos e sentimentos, as mensagens do seu time, as expressões corporais, oculares e não verbais que dizem mais que palavras e repense seu posicionamento enquanto maestro principal.
A “presença” – este “estar aqui e agora” – consciente com todos os sentidos pode te levar a resultados inimagináveis, oriundos da genialidade humana e coletiva. Exercite seu perguntar e ouvir atentamente. Este é um aprendizado útil da sua liderança que libera talentos e possibilita sua maestria pessoal.
Esperamos que este artigo tenha contribuído com seu conhecimento e desenvolvimento.
Não deixe de compartilhar!