DA SÉRIE: MINDSET E LIDERANÇA – Parte 2

Simbolo

Por Jacqueline Menezes

29/09/2022

Removendo a lente contaminada da mentalidade fixa

Quanto tempo levamos para nos sentirmos livres para aprender sem a necessidade de provar aos outros que somos capazes?

Cada pessoa tem seu próprio tempo, ocorre que enquanto vivemos aprisionados, asfixiados no perfeccionismo ou com medo de fracassar, contagiamos nosso ambiente e deixamos um lastro de falta de confiança.

De repente, nos damos conta e percebemos que uma capacidade fixa, que precisa ser provada mina nosso cotidiano e “pesa” muito, enquanto que a outra mutável, nos oferece a possibilidade de desenvolver-se por meio do aprendizado.

Vá pra dentro de você e perceba qual é o nível de força da lente fixa e quanto ela exerce de força contraria aos seus objetivos ou compromete sua evolução? Quanto esta visão de mundo tem reduzido sua jornada de líder ou profissional? Quanta abertura você se dá para rever a forma de pensar e quanto está disposto a reenquadrar seus pensamentos?

Ao remover a lente fixa, ingressamos numa aventura de proporções inimagináveis.

Afirmar-se frequentemente, consome uma energia vital que poderíamos utilizar em nossa caminhada rumo ao novo, abrindo-se como crianças curiosas que experimentam a vida na sua plenitude.

Ao adotar um mindset de crescimento na liderança e na vida, o olhar restrito e limitado dará lugar a uma infinidade de oportunidades escondidas e que antes criava uma membrana em nossa visão humana e falível. 

Nascemos para aprender e nos desenvolver ao longo da caminhada, não há um tempo para aprender e outro para trabalhar. Esta separação é ilusória – uma falácia, pois cada etapa da vida oferece novos patamares de aprendizado.

No mindset fixo, obstáculos ou adversidades que poderiam ser estimulantes para aprender são interpretados pela mente humana como fracassos. Nos fechamos na tentativa de proteger nossa imagem. Negamos a natureza humana das potencialidades emergentes que requerem esta aceitação incondicional do percurso como via de crescimento.

Aprendemos e somos bem treinados mentalmente a evitar as adversidades, o medo da rejeição ou de parecer pouco talentoso ou inteligente. Isso cerceia nosso potencial como líderes, podendo gerar impactos contraproducentes em nosso ambiente e nas pessoas que lideramos.

Esforço em nossa cultura ganha significado de pouco talento ou habilidade o que corrói nossa abertura para a evolução e escolha daquilo que acreditamos não ter aptidão natural – crenças que mantemos vivas por uma vida inteira, ceifando nosso poder de ir adiante e desfrutar dos aprendizados em diferentes áreas da vida.

Se a mentalidade nos bloqueia, imagine como um pensamento afunilado pode obstruir o crescimento de um time orientado por comportamentos advindos do comportamento de um líder de minset fixo. Como este olhar do líder compromete a confiança de quem depende dele para dar passos seguros e aprender com erros e acertos.

Bem vindo ao mindset de crescimento!

Este olhar aberto ao novo, as descobertas e adversidades com a cabeça e o coração regidos por amplitude de ir adiante, experimentar o que ainda não se sabe, sem algemas ou necessidade de aprovação.

Quem decide seus limites? A velha forma de pensar ou você assume o comando da sua mente ou será refém de si mesmo e das crenças herdadas por sua cultura.

Manter, carregar e viver estes limites cruéis de sentir-se culpado ou medroso diante de erros, perpetua antigas e limitadas formas de ver a vida, entender a capacidade humana e até onde podemos ir na direção de nossa autorrealização.

Segundo Benjamin Barber, eminente teórico político, “Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos […] divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem”.

Quantas vezes, ficamos “presos” em crenças limitantes, acreditando que algo não pode ser aprendido e mantemos isso dentro de nós por décadas, evitamos aquilo ou desviamos nosso caminho para não se deparar com aprendizados pelo medo do desafio apresentado.

Medo de desafios? Pare e pense quantas oportunidades damos as costas numa atitude de autoproteção. O que você tem evitado, que novos caminhos você se permite e como tem sido sua jornada de autodescobertas e realizações pessoais?

mindset de crescimento nos permite aceitação incondicional, não rejeita erros – nos estimula a ir adiante, mesmo em situações desafiadoras e novas, despertando curiosidade e desejo de evoluir, permitindo-se avançar nas dificuldades.

Instiga e incita os recursos internos a se expandirem, provoca instabilidade momentânea, cuja força de descoberta é maior e mais ativa, possibilitando o crescimento contínuo gerado pelo fluxo. 

Convido você líder ou profissional a se auto-observar, monitorando a si mesmo em direção aos seus maiores desejos e intenções.

Esperamos que este artigo tenha contribuído com seu conhecimento e desenvolvimento.
Não deixe de compartilhar!