LIDERANÇA AUTORREALIZADORA – Parte 1

Simbolo

Por Jacqueline Menezes

29/09/2022

A AUTORREALIZAÇÃO COMEÇA PELO LÍDER

Aprendendo a mobilizar seus recursos internos e externos, bem como o das pessoas do seu entorno na direção dos objetivos comuns

Vivemos um tempo transitório do Mundo VUCA[1] para o Mundo BANI[2] (https://crescimentum.com.br/de-vuca-a-bani-entenda-o-novo-conceito/) e esta realidade mais complexa e menos previsível, coloca a Liderança num poderoso patamar de relevância na medida em que os ambientes profissionais, ganham contornos inimagináveis.

Neste contexto marcado por profundas transformações, a liderança autorrealizadora encontra o seu propósito de liberar potenciais de si mesmo, enquanto líder, a fim de construir ambientes profissionais que acolham, inspirem e potencializam o melhor de cada um, numa grande rede de conexão de potencial humano.

A Liderança autorrealizadora começa pelo autodesenvolvimento do líder, da sua capacidade de “percepção de si mesmo”, da liberação dos próprios entraves internos e na clareza do impacto do seu comportamento na sua equipe, no seu processo decisório e na sua ação convergente de agregar pessoas em torno de um propósito.

A liderança exige aprendizados múltiplos que vão se consolidando ao longo de uma jornada, da consciência renovada do quanto o comportamento de um líder afeta sua cadeia produtiva.

Conhecer a si mesmo, sentir-se à vontade neste “papel”, experimentando uma visão ampla de si mesmo, das suas reais possibilidades, libertando-se paulatinamente das algemas da mente, das crenças limitantes – “os programas aprendidos” e que afetam diretamente sua forma de liderar e repercute no clima organizacional, impactando invariavelmente as pessoas que compõem seu time.

[1] O conceito de VUCA (do inglês, volatility, uncertainty, complexity and ambiguity.

[2] O conceito BANI foi desenvolvido pelo antropólogo autor e futurista norte-americano Jamais Cascio. BANI significa “Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible”, ou Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível, em tradução livre.

Esperamos que este artigo tenha contribuído com seu conhecimento e desenvolvimento.
Não deixe de compartilhar!